Orlando Pessuti
Home Assime o RSS Receba a nossa newsletter Fale Conosco
Perfil Fale com o Pessuti Visões do Paraná Notícias Mídia Depoimentos
Visões do Paraná
Educação

A Educação foi um dos setores que mais recursos recebeu nos últimos anos. Aumentamos os investimentos e mudamos a Constituição estadual para que o repasse mínimo à área não seja inferior a 30% do orçamento do Estado.

Investimos pesado também para devolver a dignidade aos professores e profissionais da educação como, por exemplo, com a criação do plano de cargos e salários, capacitações e uma estrutura justa para que no futuro, os jovens, tenham boas condições para se instruir.

Em período anterior, a Educação estava esquecida e sucateada, refém de uma futura terceirização, mas mudamos esta realidade e hoje temos um dos melhores ensinos públicos do país. Nossa meta é não deixar que esta transformação pare. Queremos uma educação dia a dia melhor.


Saúde

Nunca no Paraná se viu tanto investimento na Saúde. Remodelamos o modus operandi com a regionalização. Foram 44 grandes hospitais construídos ou totalmente reformados para garantir atendimento de qualidade e de diferentes complexidades próximo da residência dos que necessitam. Vamos acabar com a velha prática de que o melhor hospital da região é uma ambulância com destino a capital.

Além disso, estamos estruturando o Estado com mais de 340 Clínicas da Mulher e da Criança. As clínicas são construídas nos menores municípios para garantir o atendimento adequado e especializado à mulher, à gestante e à criança. Com atitudes como esta, estão sendo reduzidos drasticamente os índices de mortalidade materna e infantil em nosso Estado.


Impostos x Empregos

As nossas políticas tributária e fiscal tiveram um importante papel perante a crise mundial. O Paraná foi um dos estados que menos sofreu e o que mais rápido se recuperou. Este investimento na continuidade e desenvolvimento das empresas garante o surgimento de novas oportunidades de trabalho.

Trocamos impostos por empregos. Geramos um número recorde de empregos com carteira assinada em 2009 e estes resultados são mostrados mensalmente pelos índices do Ministério do Trabalho. Com isso, o Paraná se consolida como um dos líderes de geração de empregos no Brasil.


Agricultura

O Paraná é o maior produtor de grãos do país. Temos em nossa base a agropecuária e o governo tem olhado de perto esta questão. Eu, que nasci no cabo do enxadão e médico veterinário por formação, sou intimamente ligado ao campo.

Foram muitos investimentos nestes últimos anos, principalmente na agricultura familiar, que representa 90% das propriedades de nosso estado. Todo o alimento que vai às nossas mesas vem do trabalho das pequenas propriedades da agricultura familiar.

Trator Solidário, Fundo de Aval, Programa de Irrigação Noturna, Distribuição de Sementes e o Leite das Crianças, são alguns exemplos de programas criados para alavancar nossa produção. Continuaremos neste caminho, lutando para agregar cada vez mais valor à produção e ao suor deste nosso povo do campo.
Depoimentos
Agenda
Galeria
Notícias
Links
Blog Amigos do Pessuti
Canal de Áudio
Twitter Orkut Facebook Youtube
TV Pessuti
Reunião Pato Branco
Orlando Pessuti